Warning: count(): Parameter must be an array or an object that implements Countable in /var/www/cb/web/wp-includes/post-template.php on line 284

CB SOB INTERVENÇÃO

Caros Tolkiendili,

Nosso Conselho Branco Sociedade Tolkien está sem representação formal há quase 2 anos, desde abril de 2016. Na época, apesar de terem sido convocadas eleições pra compor a Diretoria Nacional, não houve inscrição de chapas e ninguém, mesmo após uma convocação extra, se manifestou. Com isso, o então Presidente do CB, Rodrigo “Passolargo”, permaneceu interinamente no cargo mas sem que algo prático pudesse ser executado e a Sociedade ficou inoperante.

Ainda assim, mesmo após todo esse tempo sem termos uma Diretoria Nacional e com a Sociedade sem qualquer tipo de coordenação como entidade, algumas Tocas sobrevivem desenvolvendo suas poucas atividades. Infelizmente, sem haver qualquer comunicação entre si ou busca de um objetivo unificador.

É hora de mudar isso.

Embora não haja a previsão no Estatuto da Sociedade para que UMA PESSOA assuma a direção da entidade sozinha, o próprio Estatuto não pode ser seguido neste momento: não há uma Diretoria Nacional ativa e nem Quadro de Associados significativo e atualizado que justifique ou permita uma eleição. Assim, após conversa com Rodrigo “Passolargo” e consulta aos Thains das Tocas ainda ativas, assumi a função de INTERVENTOR do CB, com a tarefa de trazer nossa Sociedade de volta à atividade.

Essa decisão não foi tomada fácil ou intempestivamente. Há meses venho conversando com diversas pessoas sobre quais seriam as alternativas viáveis para o CB e como implementá-las. Muito foi sugerido e as propostas que apresento para o Conselho Branco Sociedade Tolkien são as seguintes:

REFUNDAÇÃO DO CONSELHO BRANCO SOCIEDADE TOLKIEN como uma entidade nacional com foco em estudo e produção de conteúdo próprio e inédito, e também de terceiros traduzidos, publicados, etc.

FORTALECIMENTO DO SITE, que passará a ser o veículo principal (inicialmente o único) de publicação desse conteúdo, devendo, para isso, ser remodelado de modo a ficar atrativo e bem organizado para o público. A base de conteúdo do site será o conteúdo existente do CB (todo o material produzido desde 2001) devidamente revisado e republicado. Novos conteúdos serão adicionados com o tempo: resenhas, entrevistas, matérias específicas, teses, textos originais, etc.

REVISÃO E REQUALIFICAÇÃO DE PROJETOS E EVENTOS, de modo a adequar as atividades existentes para a nova realidade da Sociedade, com foco naquelas que gerem material e conteúdo alinhados aos objetivos do CB. Deverão ser mantidos os concursos e fomentados os projetos que estimulem a leitura e a discussão da obra e vida de Tolkien. Um calendário oficial de eventos será definido com base nas datas já tradicionais do universo tolkieniano, assim como a previsão da realização da HobbitCon e sua ratificação como evento máximo sobre Tolkien no Brasil.

AUDITORIA E REVISÃO DO PATRIMÔNIO DO CB, de modo a identificar onde estão os bens materiais e financeiros da entidade e reavê-los como possível, tomando as medidas cabíveis para que sejam efetivamente devolvidos.

RENOVAÇÃO DO QUADRO DE ASSOCIADOS, que será zerado num primeiro momento, permitindo a todos o acesso ao site com todo o seu conteúdo. Em um futuro próximo, as inscrições serão reabertas para associados visando uma produção permanente de conteúdo. Não há posição, nesse momento, quanto a eventuais pagamentos de mensalidade, tipos de associação e nem como ou qual seria o retorno para o associado pagante, mas penso que isso seria fundamental para o sustento do CB. Esse assunto e demais possibilidades de autofinanciamento do CB serão discutidas oportunamente.

RACIONALIZAÇÃO DA ESTRUTURA DA SOCIEDADE, com centralização na entidade nacional e as tocas assumindo o papel de agregador regional, mas canalizando a produção para o corpo principal do CB. As Tocas terão, portanto, a tarefa de socializar o associado, com encontros e discussões, fomentando assim a produção de material inédito e conteúdo a ser disponibilizado no site do CB.

REVISÃO DOS DOCUMENTOS NORMATIVOS, com a atualização do Estatuto de modo a desregulamentar e facilitar a gestão da Sociedade e das Tocas; e produção, caso necessário, do Regimento Interno, que nunca foi feito.

Para realizar tudo isso, prevejo um longo período de trabalho. A estimativa para que estas ações sejam realizadas é de até 2 ANOS, ao fim desse período sendo instalada uma Assembleia Geral para eleição para uma nova Diretoria Nacional.

Obviamente, o trabalho a ser feito é muito para uma pessoa só e pretendo, nos próximos dias, apresentar algumas pessoas que já estão ajudando a executar estas ações e contatar todas as Tocas ainda em atividade para reintegrá-las à Sociedade. Todas as pessoas que queiram colaborar são bem-vindas e terão abertura para se integrar à equipe.

Os interessados em participar desta iniciativa podem me contatar diretamente, via e-mail ou redes sociais, para que vejamos como poderão ajudar. Espero que, assim como eu, muitos queiram resgatar nosso Conselho Branco Sociedade Tolkien.

 

Thomaz “Azog” Brasil
Gestor Interino

[email protected]
https://www.facebook.com/thomaz.brasil

Comments

  1. Parabéns, Thomaz! E obrigado pela iniciativa! Estou morando novamente em Fortaleza. Pode contar comigo, caso eu possa ajudar em algo. Abraço, Pedro Muniz

Speak Your Mind