Segue o relato sobre o Confronto das Sagas que ocorreu quarta-feira, dia 30/01/13 às 20:30 horas no Barcamp da Campus Party. Devido aos temas abordados em Song of Ice and Fire esse relato pode não ser adequado a todas as audiências.
Em primeiro lugar, temos que agradecer à organização, na pessoa da Mariana Bonfim, que convidou o Conselho Branco para participar nessa brincadeira e ao Pablo (www.lojanerd.com.br) e à Tamirys (www.garotasgeeks.com.br) que foram os juízes, cumprimentar o escritor Raphael Draccon (autor de Dragões do Eter) e a Ana Carol (www.gameofthronesbr.com) que foram nossos adversários e também são fãs de Tolkien e é claro, agradecer ao público presente que compareceu em massa e estava super animado.
A brincadeira consistia em várias categorias em que um personagem de uma obra é oposto a um da outra que teria alguma afinidade com o mesmo. O melhor exemplo acho que era a “Melhor Amigo Gordo Chamado Sam”, e opunha Samwise Gamgee o fiél escudeiro jardineiro do Frodo contra o Samwell Tarly o melhor amigo covarde do John Snow. Em cada categoria cada dupla tinha 1 minutos contado no iphone pra expor porque seu personagem era melhor, e depois os juízes decidiam para qual obra ia o ponto. Ao todo eram 13 categorias, sendo que as primeiras valiam 1 ponto cada, as do meio do duelo 2 pontos, e as 3 últimas valiam 3 pontos cada:
Começamos disputando um par ou ímpar para ver quem começava e ganhamos, então a cada rodada falávamos primeiro. No começo isso foi uma boa, porque abrimos uma vantagem razoável, mas depois o Draccon começou a desconstruir nossos argumentos usando o humor. Como tinha muita coisa que não dá pra comparar racionalmente, ele transformava o debate quase num stand-up, algumas vezes arrancando gargalhadas até de mim e da Valië, e isso obviamente ganhou os juízes algumas vezes, ao ponto de perdermos a Boromir X Ned Stark, que nós nossos cálculos anteriores era uma fácil, já que o George R. R. Martin declarou em entrevista que o Boromir é o personagem preferido dele de SdA e que daria um pau no Ned se os dois saíssem na mão (pra quem não sabe, ambos os personagens foram interpretados pelo Sean Bean, respectivamente nos filmes e na série).
O fato de sempre falarmos primeiro começou a pesar contra, já que o debate não propunha réplica e tréplica, e o time Song of Ice and Fire abriu 4X3 em cima de nós. Tentamos uma recuperação, usando um pouco de humor também, mas no meio de campo já tinhamos duas das três piores lutas, que sabíamos que eram praticamente perdidas, Gimli X Tyrion e Arwen X Daenerys. A outra que menos nos favorecia, que era Gríma X Varys já tínhamos perdido lá atrás. Acabou que não conseguimos reverter estas, e no final estávamos perdendo de desesperadores 8×3, quando veio a Aragorn X John Snow e começamos nossa recuperação. Daí pra frente foi mais tranquilo, porque eram categorias que valiam uma boa pontuação e na qual tínhamos uma margem de segurança. A platéia também começou a pesar muito a nosso favor, ficando bastante passional, e vaiando (amigavelmente) parte das piadas do Draccon, mostrando que não estava comprando mais os argumentos dele.
Depois de eu ter argumentado o quanto os Uruk-hai eram máquinas deódio e destruição em um nível que os colocava junto com o Dalek acima de qualquer povo guerreiro humano ou similar como os Dothraki, os Klingons, os Narn e os próprios Cavaleiros de Rohan (na hora esqueci dos Fremen) e a Valië ter feito uma defesa impecável da vastidão biológica da Terra-Média com suas flores endêmicas, seu clima e relevo, chegamos em 11X8 a nosso favor, valendo uma vitória com boa margem para nós, ou o empate para o Draccon e a Ana Carol. Mesmo não lembrando na hora tudo que eu tinha planejado falar, falei com paixão sob a obra do professor e o quando ele inspirou outros autores, como o próprio G.R.R. Martin que é fã assumido dele, mas sob prostestos da platéia, os juízes deram o ponto para Song of Ice and Fire determinando o empate.
Levantou-se então a idéia de trazer um fã da platéia para cada time, para responder em uma nova e última categoria. Vieram duas pessoas da platéia, e os times originais confabularam com a Mariana, o Pablo e a Tamirys, em um brainstorm desesperado. De alguma forma surgiu a categoria cômica Gollum X Cersei Lannister com o tema “Quem queima mais o Anel”. Dessa vez pedimos que o “team Martin” começasse, e a Elaine “Khaleesi” relatou toda a promiscuidade da Cersei Lannister, notória para quem conhece a obra. O rapaz que havia se proposto a falar sobre Senhor dos Anéis entretanto travou e simplesmente não sabia por onde começar. A platéia então começou com os gritos de “Troca! Troca!” com o que todos concordaram. Nesse momento o Tar-Palantir entrou em cena para salvar o dia, virando contra o feiticeiro o feitiço que tinha nos atingido antes, e usando de muito bom humor para desconstruir a situação e ganhar a platéia ao falar do amor de Gollum pelo Precioso e a sua incomparável queimada no Um Anel.
Como tínhamos previsto, foi algo bem descontraído e amigável, e possivelmente teremos a entrada tanto da Mariana quanto da Ana Carol para o Conselho Branco. A Ana Carol, que inclusive já faz parte da comunidade do CB no facebook, propôs um maior contato nosso com o pessoal do GameofThronesBR.com e a realização de eventos conjuntos, ao passo que a Mari já nos pré-convidou para uma possível nova-edição no ano que vêm contra alguma outra saga. O único ponto que achamos que tinha nos prejudicado um pouco, que era termos todas as vezes falado primeiro, foi colocado por mim e pela Valië para a Mari depois da disputa, que prontamente se desculpou e aceitou a sugestão de fazer falas alternadas para os Confrontos seguintes (que a essa altura já ocorreram, Harry Potter X Crepúsculo na quinta de noite e Star Wars XStar Trek hoje na sexta de tarde). Vale também destacar que o pessoal do http://bunkernerd.com.br/ que acompanhou toda a disputa nos doou ao final um poster do filme O Hobbit, que agora integra o acervo do Conselho Branco para ser usado na decoração em eventos. Nossos agradecimentos a eles.
Abaixo todas as categorias, com as pontuações parciais:
Senhor dos Anéis X As Crônicas de Gelo e Fogo
Parciais:
1. Quesito Feiticeira: Galadriel X Melisandre (1 ponto)1X0
2. Quesito Mata a Cobra e Mostra o Pau: Legolas X Sor Loras Tyrell (1 ponto)2X0
3. Quesito Morreu Cedo de Mais: Boromir X Ned Stark (1 ponto)2X1
4. Quesito Melhor Amigo Gordo Chamado Sam: Samwise Gamgee X Samwell Tarly (1 ponto)3X1
5. Quesito Fofoqueiro: Língua de Cobra X Varys (1 ponto)3X2
6. Quesito Poder é Poder: Saruman X Mindinho (1 ponto)3X3
7. Quesito Mulher Macho: Eowyn X Brienne (1 ponto)3X4
8. Quesito Anão Foda: Gimli X Tyrion (2 ponto)3X6
9. Quesito Mocinha: Arwen X Daenerys (2 pontos)3X8
10. Quesito Herói: Aragorn X Jon Snow (2 pontos)5X8
11. Quesito Agora A Porra Ficou Séria: Uruk-hais X Dothrakis (3 pontos)8X8
12. Quesito Fauna, Flora, Clima, Geografia: Terra-Média X Westeros (3
pontos)11X8
13. Quesito Conjunto da Obra: J. R. R. Tolkien X George R.R. Martin (3
pontos)11X11
Desempate:
Quesito Quem Queima mais o Anel: Gollum X Cersei Lannister 12X11
Mariana Bonfim says
5 de fevereiro de 2013 at 13:19Mellons
Muito obrigada a todos do Conselho Branco que deram uma força para este evento, em especial Débora e João! O palco bombou e, graças a vocês e a força da torcida, TOLKIEN WINS!
Espero encontrá-los no próximo Westeros-teco: http://www.facebook.com/WesterosTeco
Bjs
Mari