Caros Associados do Conselho Branco,
Sabemos que o Ato 008/2012 é um tanto controverso então gostaríamos de explicar as razões do mesmo.
A razão que vem primeiro lugar e a mais importante de todas é a transparência. Temos que saber exatamente de onde vem nosso recursos financeiros, com quem estão e quem foi o responsável por obtê-lo e também para onde foi, com qual objetivo e para qual empresa. Essas informações tem que ficar em lugar público e de fácil acesso o qual é, claramente, o site oficial do Conselho Branco.
Em segundo lugar vem a proteção aos Associados do Conselho Branco, principalmente aquelas pessoas que lidam com os recursos financeiros do Conselho Branco (Diretores Financeiros regionais e nacional) de forma que não possam ser acusados de nada. Temos certeza absoluta da confiabilidade dessas pessoas e com a exposição pública dessas informações qualquer um poderá conferir por si mesmo e não poderá surgir nenhuma acusação injusta.
Em terceiro lugar a proteção do Conselho Branco contra terceiros mal-intencionados. Empresas que não entregam produto, entregam produtos abaixo da qualidade desejada ou fora das especificações. Tendo os dados detalhados das empresas com as quais negociamos de forma pública e transparente podemos tomar medidas mais enérgicas no caso de problemas.
No final das contas muito pouco vai mudar – a comunicação com o Diretor Financeiro é muito, muito mais para informação e transparência do que autorização. Um e-mail pra dizer “estamos fazendo uma rifa de tal coisa para obtenção de recursos para tal propósito” e “a rifa deu XX reais, o recurso ficou com tal pessoa” é praticamente suficiente em 99% dos casos. Os recursos obtidos pelas Tocas para seus assuntos internos continuam sendo delas mesmas – aliás, mais do que nunca, porque ficará público que a Toca obteve e tem tanto reais e a utilização de uma conta centralizada nacional dá ainda mais garantia que esses recursos não sumirão nem serão utilizados de outra forma que não a intenção original.
Zuleica Lima Jaroszewski says
16 de junho de 2012 at 12:13Bem, estou me atualizando nas propostas para torna-las fato. Por gentileza, dúvidas e sugestões = e-mail