[s2If current_user_can(access_s2member_level1)]
Proposição 2: Da Alteração Estatutária através de Proposições
Opção A: A alteração do Estatuto deve se dar apenas através de Assembleia Geral presencial (com votação pelos Associados presentes fisicamente na Assembleia Geral)
Opção B: A alteração do Estatuto pode se dar através de Assembleia Geral presencial (com votação pelos Associados presentes fisicamente na Assembleia Geral) e também por meio de Proposições (votações on-line, seguras, abertas a todos os Associados do Conselho Branco)
[poll id=”4″]
[/s2If]
[s2If !current_user_can(access_s2member_level1)]
É necessário ser Associado do Conselho Branco e estar logado no sítio do Conselho Branco para poder participar da votação de uma Proposição.
[/s2If]
Estel Santiago says
15 de março de 2013 at 10:04Saudações!
Apesar de tendo passado o prazo para o voto, posso fazer uma sugestão – que só me surgiu agora?
Além da abertura para votação online, a criação de um Conselho Auditor.
Esse Conselho seria composto por integrantes do Conselho Branco que não sejam membros da Diretoria Nacional e/ou das Coordenadorias Regionais, e que se unam nos momentos de eleição para validar os votos – porque, apesar de toda segurança online, é possível criarem-se perfis falsos, modificar planilhas estatísticas, etc.
Na prática, X pessoas que tenham acesso ao sistema estatístico das votação e cadastro dos associados para assegurar sua veracidade.
Ressalto que não há desconfiança, de minha parte, para com os colegas da atual Diretoria Nacional, mas, como diz Maquiavel, que a história do homem é uma espiral que retoma ao passado antes de seguir adiante, fica a minha preocupação para evitar a reincidência desse tipo de caso.
À disposição, um abraço a todos
Fabricio Vitoria says
3 de março de 2013 at 22:41Uma dúvida: essa proposição está sendo feita para alterar o Estatuto, mas o atual documento determina que suas alterações só podem ser feitas pela AG, nos termos lá estipulado. Assim, tendo a maior parte dos votos, esse proposição deve passar por uma AG presencial, certo?
Isso acontecerá quando?
Fábio Bettega says
4 de março de 2013 at 7:36Certíssimo, Fabrício. É o problema do ovo e da galinha: não podemos mudar a forma de alterar o Estatuto simplesmente com uma Proposição. Todas as Proposições que alterem Estatuto deverão ser convalidadas numa Assembleia Geral, nos moldes hoje estabelecido e após essa convalidação aí então teremos a possibilidade tornar mais ágeis e inclusivos os processo de alteração do Estatuto.
A não ser que se faça imperativo adiantar a Assembleia Geral ela dar-se-á concomitante à HobbitCon2013 (com todas as devidas convocações antecipadas, conforme estipulado). Nessa Assembleia serão convalidas as decisões das Proposições com voto presencial e um pequeno prazo pro voto eletrônico (parágrafo 3 do artigo 16). Convalidando as decisões das Proposições, altera-se o Estatuto e passa-se a valer.
Teremos, claro, uma situação institucional bastante desconfortável se a AG presencial não convalidar as Proposições (votadas pela maioria dos Associados), mas acredito que tal não ocorrerá, até pela existência do Art 16 § 3º.
Fabricio Vitoria says
4 de março de 2013 at 13:12Ótimo! Queria saber se a data era boa para agendar uma viagem e contribuir com meu voto! Agora tenho mais um excelente motivo pra ir à HobbitCon!
Bruno Pacheco says
28 de fevereiro de 2013 at 19:28Se garantirmos que a conexão com o site é segura, que o acesso a votação online possua o mínimo de segurança possível e que cada membro do conselho possa votar uma vez apenas, não tem porque obrigar que as votações sejam presenciais. Organizar votações em todas as tocas ativas exige trabalho e burocracia demais desnecessariamente e torna o processo longo.
Fábio Bettega says
1 de março de 2013 at 9:30Sem sombra de dúvidas a segurança on-line tem que ser prioridade. Estamos usando um plugin chamado s2member que nos permite filtrar exatamente quem pode votar, que são os Associados (internamente são os “registered users level1”). E nosso sistema de Enquete limita os votos apenas a um por cadastro no Conselho Branco.